sábado, 28 de março de 2009

PNEUS



Olá Pessoal!


Apesar da Formula 1 estar pegando fogo dedico o comentário hoje sobre PNEUS. É que ouvi um papo de que os pneus novos devem ir apenas para o eixo traseiro. Será que essa informação procede? Estaria isso revolucionando tudo que já ouvi de mecânicos e borracheiros? Bom, fui pesquisar e aqui trago a resposta:


Não há resposta definida. Engenheiros e Especialistas no assunto vêm tentando achar uma solução para o problema, mas acredito ficará para sempre indefinido. Pelo que pude perceber as duas situações são possíveis dependendo das características do seu carro.


Vamos então às teorias:


1 - Pneu na traseira: "Quanto à escolha do melhor eixo para um novo par de pneus, vamos analisar as diversas situações. Em piso seco não há diferença substancial de aderência entre o pneu novo e o usado ainda em boas condições de rodagem (acima do 1,6 mm de sulcos determinado pela legislação), o que evita grande alteração no comportamento em curvas. Em piso molhado é que a situação se modifica.Os defensores dos pneus novos à frente alegam que a aquaplanagem tende a ocorrer mais cedo se os pneus dianteiros estiverem mais gastos -- já os traseiros não teriam maiores problemas, por encontrar o caminho já "aberto" pelos da frente, que expulsam a água da trilha por que passam.No entanto, em uma curva a trajetória dos pneus dianteiros e traseiros é diferente, sendo esta a situação de maior risco no uso dos mais gastos atrás. Um repentino sobresterço, causado pela perda de aderência dos pneus traseiros, representa um grande risco de perda de controle do carro, já que a manobra de correção requer grande habilidade -- coisa para piloto de competição.Por isso, o BCWS -- em consonância com diversos fabricantes de pneus e publicações especializadas de renome -- recomenda que os pneus mais novos sejam colocados na traseira. O ideal, porém, é manter os quatro pneus sempre com profundidade de sulco semelhante, o que se consegue com rodízios (inversões entre os eixos) periódicos. Assim, quando um par chegar ao limite de uso, será possível repor os quatro e manter o padrão de comportamento em qualquer condição.


2 - Pneu na Dianteira: "Pneus novos apresentam mais aderência ao solo e são responsáveis pela dirigibilidade do veículo. Em dia de chuva eles "abrem caminho" e a água escoa através das fendas da banda de rodagem, isto é, o "desenho". Pneus com ranhuras rasas ou inexistentes tendem a "aquaplanar" sobre a camada de água de chuva. Logo, perde-se a direção do veículo com maior facilidade.O peso do motor e as manobras de esterçar o veículo exigem mais dos pneus. Colocar pneus velhos na frente sujeita a roturas destes e esforço extra da supensão.Os pneus dianteiros são os maiores (de longe) responsáveis pelas frenagem. Quando você pisa no freio, a inércia desloca o peso do veículo em movimento para a frente, o único lugar de aderência com o solo é responsável pela parada do veículo. Estes são justamente os pneus dianteiros. Se forem lisos, ou simplesmente velhos, a tendência de derrapar é bem maior e o esforço imposto sobre estes, idem.


Bom, basicamente as teorias diferem em relação a chuva. Minha opinião é a seguinte: Coloque pneus novos na frente. Hoje a maioria dos carros nacionais tendem a "sair de frente", têm tração dianteira e freiam nas rodas traseiras. Assim você vai ter mais capacidade de tração em situações de baixa aderênica e terá mais facilidade de frenagem. Não esqueça também de dirigir dentro dos limites do seu carro, reduzir a velocidade na chuva, pois, de outro modo você pode sofrer um acidente mesmo com pneus abençoados pelo Papa.


OBS1: Na realidade o correto é trocar todos os pneus de uma vez.

OBS2: O treino na Formula 1 foi emocionante, há muito tempo não via uma disputa tão grande pela Pole Position. Veremos a corrida


Abraços

Thiago Hoeltgebaum

Um comentário:

  1. Eu sou da idéia de deixar pneus com melhor qualidade atrás, porque supondo que haja uma derrapagem ou uma aquaplanagem: se o carro sair de frente nós, reles mortais, temos alguma chance de controlá-lo; contudo saindo de traseira é muito complicado reestabelecer a direção, mesmo com um carro de tração traseira. Mas (porém, todavia, no entanto, entretanto, contudo) podemos desconsiderar toda essa discussão se andarmos em velocidade reduzida em condições sinistras.
    Eh isso ae zeh!

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